terça-feira, 5 de abril de 2011

Alimentação Correta para o Início do Outono

A chegada do outono é marcada pela queda da temperatura e, com a mudança brusca, sintomas de gripe, resfriados, espirros, tosse e alergias são ainda mais comuns. Por isso, vale redobrar a atenção com a alimentação para prevenir o aparecimentos das doenças respiratórias.

De acordo com a nutricionista Valéria Mortara, de Londrina, uma alimentação equilibrada ao longo do ano nutre o sistema imunológico, fortalecendo-o contra os vírus que, nesta época do ano, são mais fáceis de serem transmitidos. Isso porque as pessoas permanecem em locais fechados, com pouca ventilação por mais tempo e estão mais predispostas a choques térmicos.

''Quando o sistema imunológico está funcionando bem, os glóbulos brancos combatem os vírus invasores, sem que nem mesmo a pessoa perceba'', completa a nutricionista. ''Mas um sistema imunológico desnutrido tem um trabalho muito maior para combatê-los e é aí que aparecem os sintomas tão incômodos.''

Para evitar as conhecidas doenças respiratórias, típicas da estação, a nutricionista afirma que uma dieta rica em vitaminas ao longo do ano, tais como vitamina A, B, C, E e zinco, ajudam a prevenir e amenizar os sintomas da gripe.

Valéria enfatiza que, além do consumo de alimentos saudáveis para prevenção de doenças, é recomendável não só no outono e inverno, mas durante todo o ano, que as pessoas realizem a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. Ela explica que a hidratação é muito importante, pois a água participa de várias reações químicas, sendo que uma delas é responsável para manter o corpo aquecido também nos dias mais frios. ''Uma boa hidratação a base de água ou chá favorece também o sistema circulatório e o funcionamento do intestino'', explica. ''Normalmente nas estações frias, as pessoas costumam ingerir menos líquido, pois o organismo não 'pede' como no verão'', observa a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

A nutricionista Valéria avalia que, apesar da grande divulgação da mídia sobre a importância de uma alimentação balanceada para o bom funcionamento do organismo, muitas pessoas ainda não mudaram os hábitos e ainda não consomem a quantidade de legumes, frutas e verduras adequadas para também nutrir o sistema imunológico.

''Muitas se sentem culpadas por se alimentarem tão mal, mas mesmo assim não consomem de forma equilibrada, por exemplo o Ômega 3, presente nos peixes de água fria e que tem importante ação anti-inflamatória'', destaca Valéria.

Segundo ela, para se ter um sistema imunológico nutrido, que funcione bem, é preciso primeiramente que as pessoas comecem a mudar seus hábitos alimentares hoje e não parem mais, pois o resultado vem a longo prazo. ''Se você começar com uma alimentação balanceada agora, rica em frutas, verduras e legumes e uma boa hidratação, você passará bem o inverno, mas os resultados efetivos você só verá no próximo inverno'', diz. (Com Agência Graffo)
Fernanda Carreira
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário